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BLACK FRIDAY: VEJA COMO APROVEITAR A DATA PARA VENDER MAIS

Quer conquistar novos clientes e impulsionar suas vendas? Investir em ações para a Black Friday é uma ótima alternativa.

Para ter sucesso nesse período, no entanto, não basta apenas criar ofertas e anunciar as promoções, é preciso fazer um bom planejamento para que tudo saia como o desejado e você alcance os resultados esperados. Para te ajudar a aproveitar essa época de grandes oportunidades para o comércio, selecionamos algumas dicas. Confira e boas vendas!

Pra começar, vale mesmo a pena fazer promoções de Black Friday?

Pode acreditar que sim! A adesão dos consumidores às ofertas de Black Friday tem crescido a cada ano. Prova disso são os números do evento em 2020, quando apenas no final de semana de promoção (26 e 27 de novembro), o comércio registrou um faturamento de R$ 4 bilhões, valor que representa 25% de aumento em comparação com 2019.

Houve ainda alta no número de pedidos e também no ticket médio, 16% e 8%, respectivamente.

E, quando será a Black Friday 2021?

Por influência norte-americana, a data oficial da Black Friday acontece sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro (nos Estados Unidos, essa promoção marca o fim do feriado de Ação de Graça), que este ano será dia 26.

No entanto, no Brasil a Black Friday deixou de ser apenas um único dia de promoções e você pode explorar a marca durante todo o mês de novembro, indo na onda de ações como o Black November e o Cyber Monday.

Como me preparar para a data e vender mais?

Veja agora sete dicas que ajudam a preparar o seu negócio para a Black Friday.

Planeje suas ações 

Sem planejamento, sua Black Friday pode não fazer tanto sucesso. Por isso, pense em todos os detalhes com bastante antecedência.

Se achar que é necessário, contrate funcionários temporários para o atendimento ao público na loja física ou no site, pense nas estratégias de divulgação e fique de olho para descobrir o que os seus concorrentes estão preparando. 

Prepare seu estoque

Preparar o estoque é fundamental no planejamento para a Black Friday, afinal, não vai pegar nada bem se você anunciar um produto e os clientes não encontrarem mais quando quiserem comprar. 

Por isso, faça previsões de venda e reforce seu estoque para não perder oportunidades de venda por erros na gestão dessa área.

Foto de uma vitrine com etiquetas de desconto de 20%, 30% e 50% durante a black friday

Faça promoções de verdade

Nada de propaganda enganosa e maquiagem de preço. E jamais cometa o erro de elevar os preços dos seus produtos dias antes da promoção para passar a sensação de que as ofertas da Black Friday são vantajosas. 

Seja honesto com os consumidores, só assim você conseguirá aumentar suas vendas.

Invista em ações de marketing digital

Todo mundo está na internet e as suas promoções de Black Friday precisam estar também. Por isso, aposte no marketing digital e invista em redes sociais (Instagram, Facebook etc.); mensagens pelo WhatsApp; mídia paga; e e-mail marketing, se você já tem uma base de clientes cadastrados.

Dessa forma, você garante que sua campanha de Black Friday será vista por muito mais pessoas.

Prepare sua equipe de colaboradores

Por se tratar de um período curto de ações promocionais, pode ser preciso alguns cuidados extras por parte da sua equipe de vendas. Com a alta demanda, será exigida mais atenção, disposição e organização na hora do atendimento aos clientes. Assim, é fundamental treinar bem seus colaboradores e deixar todos cientes de que será uma época de muito trabalho. 

Cuide da experiência do cliente

Você não deseja apenas vender na Black Friday, seu objetivo é conquistar o cliente que comprar durante a promoção para sempre. E a melhor maneira de fazer isso é proporcionando a ele uma excelente experiência.

Então, se você tem uma loja física, capriche no atendimento, na limpeza e na organização do seu estabelecimento. E se o seu negócio é um e-commerce, garanta uma boa experiência de navegação, dê ao cliente todas as informações que ele busca e cumpra os prazos de entrega prometidos. Além disso, não deixe de oferecer um ótimo serviço de pós-venda: isso é fundamental para fidelizar o público. 

Esperamos que nosso conteúdo ajude você a preparar sua empresa para a Black Friday e alcançar ótimos resultados. E para mais dicas e informações úteis para o sucesso e o crescimento do seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no nosso blog.

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