Corretora N&G

COMO MELHORAR A LUCRATIVIDADE DO SEU NEGÓCIO

Como andam os rendimentos do seu negócio? Você tem conseguido tanto lucro quanto gostaria? Não importa qual o segmento ou o porte, ter boa lucratividade deve ser um dos principais objetivos de uma empresa. 

E se o seu negócio não tem dado lucro, é preciso entender o que causa esse problema e como resolvê-lo. Para ajudar você nessa missão, nós escrevemos este texto. Confira!

O que é lucratividade

Para começar a aumentar as margens de ganho do seu negócio, é fundamental que você saiba exatamente qual o conceito de lucratividade. 

Um dos principais índices econômicos de um negócio, a lucratividade mostra os ganhos financeiros gerados pelo trabalho da empresa e é representada por um número percentual, que é obtido a partir do seguinte cálculo: 

(lucro líquido / receita total) × 100 = lucratividade

Para você entender melhor o conceito, como exemplo, considere que uma empresa tem lucro líquido de R$ 21 mil e receita total de R$ 150 mil, neste caso, a lucratividade do negócio seria 14%, conforme mostra a conta abaixo: 

(21.000 / 150.000) × 100 = 14%

Foto de uma mão segurando uma faca pequena e cortando um bloco de moedas sobre uma mesa representando o corte de custos desnecessários para aumentar a lucratividade de um negócio.

Diferença entre lucratividade e rentabilidade 

Agora que você já sabe o que é lucratividade, é importante entender também o que é rentabilidade, já que esses dois conceitos são constantemente confundidos.

Enquanto a lucratividade mostra, como dissemos no tópico anterior, ganhos financeiros gerados pelas atividades de um negócio, a rentabilidade, que também é um índice percentual, serve para medir o retorno que um investimento pode trazer para a empresa.

Para medir a rentabilidade de um investimento a conta a ser feita é a seguinte:

(valor do lucro líquido / montante do investimento) × 100 = rentabilidade

Como exemplo, considere uma empresa que depois de um investimento de R$ 5 mil em marketing, alcançou R$ 12 mil de lucro líquido. Isso significa que a taxa de retorno obtida foi de 240%.

Veja a conta:

(12.000 / 5.000) × 100 = 240%

O que afeta a lucratividade do seu negócio

Diversos fatores podem afetar a lucratividade de um negócio. De forma geral, esses fatores estão relacionados com a operação que a empresa realiza para produzir e vender seus produtos ou serviços. 

Dentre os muitos fatores que podem impactar a lucratividade de um negócio, vale destacar:

4 formas de ter um negócio mais lucrativo

Depois de conhecer melhor o conceito e a importância de acompanhar a lucratividade da sua empresas, é hora de conferir dicas que ajudam a melhorar essa métrica no seu negócio:

Corte custos desnecessários

Como mostramos até aqui, a lucratividade do negócio está relacionada ao lucro líquido da sua empresa, por isso, reduzir custos desnecessários, principalmente aqueles que são resultado de desperdícios, é fundamental para melhorar esse índice econômico da empresa.  

Imagem com fundo azul escuro e detalhes em azul claro e branco. Do lado esquerdo tem a foto de um tablet mostrando a capa de um ebook com o título "Manual de Redução de Custos. Entenda como reduzir custos na sua empresa de forma inteligente e eficiente." No lado direito, porém com alinhamento à esquerda, tem os dizeres "Ebook. Manual de redução de custos" e logo abaixo um botão verde escrito "Clique aqui e baixe grátis".

Precifique seus produtos de forma correta

Não adianta vender mais, se você está vendendo seu produto/ serviço pelo preço errado. Usar os critérios corretos na formação do preço daquilo que você oferece ao mercado é fundamental para garantir boa lucratividade ao seu negócio.

Cuide do seu estoque

A má gestão do estoque pode impactar negativamente seu negócio de muitas formas, inclusive gerando baixa lucratividade. 

Perder vendas por falta de mercadoria, deixar produtos perderem a validade parados no estoque ou nas prateleiras da sua loja ou ter altos custos com armazenagem de itens são problemas que diminuem a margem de lucro do seu negócio e que podem ser resolvidos por um bom controle do estoque

Fidelize clientes

Talvez você ainda não saiba, mas manter um cliente pode ser até 70% mais barato do que conquistar um novo consumidor. Sendo assim, em busca de mais lucratividade vale investir em fidelizar seu público, garantindo que ele sempre retorne para fazer negócio com você. 

Esperamos que este conteúdo sobre lucratividade seja útil para você. Quer ler outros artigos que ajudam na gestão da sua empresa? Então, siga acompanhando as publicações aqui, no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *