Corretora N&G

PÓS-PANDEMIA: COISAS A QUE SUA EMPRESA TERÁ DE SE ADAPTAR

Levará algum tempo até que entendamos o impacto total da pandemia da covid-19 nos negócios. Mas a princípio é possível dizer duas coisas: primeiro, esse cenário obrigou todas as empresas a se reinventarem, buscando novas formas de atuação. E, segundo, mesmo em meio a crises e recessões econômicas complicadas, algumas empresas conseguem obter grandes vantagens e se refazerem em meio ao caos. 

A verdade é que a realidade pós-pandemia ainda é distante e nebulosa para todo o mercado. Mas existem algumas novas práticas a que todas as empresas já precisam começar a se adequar. É sobre isso que tratamos neste conteúdo. Confira! 

Os principais impactos da pandemia no comércio

pesquisa Pulso Empresa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ouviu cerca de 3,2 milhões de empresas em funcionamento na primeira quinzena de agosto de 2020, para descobrir os impactos da pandemia no comércio, e apurou que 38,6% dos negócios sentem que foram impactados de forma negativa pelo coronavírus. 

No início da pandemia, houve um aumento do consumo, por medo do esgotamento dos estoques, algo natural. Mas logo, com a estabilidade e a diminuição do pânico, as demandas voltaram ao normal e depois foram caindo um pouco por conta do aumento nos preços de alguns produtos e serviços, e também pela instabilidade financeira de boa parte dos consumidores.

Em 2021, as previsões indicam que o comércio deve crescer entre 4% e 10%: um cenário bom, para quem conseguiu segurar as pontas e conquistar um espaço diferenciado no mercado.

Foto de um rapaz branco, cabelo ondulado, usando máscara rosa e casaco preto e laranja, entregando três caixas de pizza para uma outra pessoa que só é possível ver o braço direito na imagem. A foto ilustra a aposta no delivery como boa prática para o comércio no pós-pandemia.

A importância de se adaptar ao cenário do pós-pandemia

A pandemia da covid-19 impactou drasticamente o consumo global, forçando (e permitindo) as pessoas a desaprender velhos hábitos e adotarem novos. E as empresas que querem emergir da crise em uma posição mais forte devem desenvolver uma compreensão sistemática da mudança de hábitos do consumidor. 

Para muitas empresas, isso exigirá um novo processo para detectar e avaliar as mudanças antes que se tornem óbvias para a concorrência. 

Para isso, a primeira etapa é mapear as ramificações potenciais das tendências comportamentais para identificar produtos específicos ou oportunidades de negócios que provavelmente ganharão espaço no mercado daqui para frente por conta das transformações trazidas pela pandemia. 

Novas práticas para o comércio no pós-pandemia

Apesar de haver ainda muitas incertezas sobre como os comércios terão de se comportar no pós-pandemia, há algumas práticas que já se impõem no novo normal. Dentre elas, vale destacar: 

Adotar a venda online

Não é de hoje que a internet tem se tornado um ótimo canal para vender qualquer tipo de produto, e mesmo alguns serviços. E agora, com o cenário imposto pelo coronavírus, o comércio online ganhou ainda mais força e é um mercado promissor, que só tende a crescer durante e no pós-pandemia.

Apostar no delivery

Para quem tem um comércio na área da alimentação, apostar no delivery foi uma ótima forma de melhorar as vendas e diminuir, ou mesmo evitar, os prejuízos trazidos pela crise, e no pós-pandemia esse segmento deve continuar a prosperar.

Aumentar a atenção com higiene e limpeza

Esse é um ponto que sempre precisou ser levado em consideração. Mas, infelizmente, somente com o aparecimento da covid-19 passou a ser tratado com a devida seriedade.

O pós-pandemia vai ser marcado por consumidores mais atentos e exigentes sobre o cumprimento das regras de higiene e limpeza nos estabelecimentos.

Imagem com fundo azul escuro. Do lado esquerdo tem os dizeres "Sua saúde em ótimas mãos" Planos empresariais com condições especiais". Logo abaixo tem um botão verde escrito "Confira". Do lado direito sobre um fundo circular verde tem a foto de três pessoas felizes. Começando por um homem loiro, usando óculos, camisa social branca e segurando um notebook fechado com a mão esquerda. Em seguida tem um rapaz negro, sorrindo, usando camisa social branca e gravata preta. Por último, uma mulher com traços orientais, longos cabelos escuros, olhos fechados, usando uma blusa social branca e segurando um copo de café com a mão esquerda.

Se adaptar ao home office

Embora possa parecer que a pandemia precipitou o movimento do trabalho em casa, a mudança para o home office já estava em andamento. 

Três quartos dos trabalhadores entrevistados pela Slack e pela empresa de pesquisa de mercado GlobalWebIndex para o relatório State of Work de 2019 disseram que seus empregadores permitiam o trabalho remoto em pelo menos algumas circunstâncias. E essa modalidade tende a não perder espaço no pós-pandemia.

Investir em ações de saúde e bem-estar dos funcionários

Se antes já era importante cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores, depois da covid-19 essa prática se tornou indispensável. Oferecer benefícios como planos de saúde será fundamental para garantir a produtividade do negócio e a satisfação dos profissionais. 

Esperamos que nosso texto sobre como as empresas precisarão se adaptar ao pós-pandemia seja útil para você. Para acompanhar conteúdos que ajudam na gestão do seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *